Atendimento

(12)   3896-5550

(12) 98134-2000

img

Notícias

A História do Caminhão Betoneira

Share Button

Em nosso último post você conseguiu analisar as vantagens do concreto usinado, ao invés de virar o concreto na obra. Caso não tenha visto, clique aqui.

Neste post, iremos contar um pouco a respeito da história de um equipamento tão importante para construção civil, que possui uma história recente datada do século passado, o caminhão betoneira.

Antigamente, para levar o concreto até as obras, utilizavam-se misturadores, que eram puxados por cavalos. Diante dessa situação, o armênio Stephen Stepanian, que ganhou notoriedade quando emigrou para os Estados Unidos, decidiu aperfeiçoar esse trabalho.

Em 1916 criou a primeira betoneira motorizada. Entretanto, foi preciso esperar 17 anos para que Stephen pudesse finalmente obter a sua patente, em 1933. Segundo historiadores a demora em obter a patente pode ser explicada pelo fato dele não ser cidadão americano. Por outro lado, na época foi afirmado que era impossível a construção de algo semelhante ao caminhão betoneira pois acreditava-se que o peso do equipamento poderia atrapalhar a locomoção do veículo.

Todavia, a betoneira motorizada de Stepanian não era como a que conhecemos hoje. O equipamento em sua forma conhecida teve sua origem após a Segunda Guerra Mundial, na década de 40. Percebendo que a melhor forma de misturar e transportar o concreto usinado seriam através da utilização de um caminhão, a betoneira se firmou de vez acoplada ao caminhão. De lá para cá, o caminhão betoneira sofreu constantes modificações a fim de trazer uma maior eficácia em busca da perfeita homogeneização do concreto, garantindo resistência e maior segurança para construção civil.

Para quem tiver interesse em entender o funcionamento de caminhão betoneira, clique aqui.

A Concrelit se preocupa em explicar sobre os equipamentos utilizados para confecção do concreto usinado, assim como entender os reais objetivos e necessidades de seus clientes, para melhor ajudá-los a dimensionar as devidas quantidades de concreto, antes de adquirir um serviço de usinagem, alugar um caminhão betoneira, caminhão basculante, ou bomba de concreto.

Gostou dessa rápida história sobre o caminhão betoneira? Entre em contato conosco, será um prazer bater um papo.

Por Ana Flávia Figueira, 05/Março/2017.
Fonte: The Aberdeen Group READY MIXED CONCRETE: the first fifty years. Ano 1962

Concrelit na Mídia
Exame - Concrelit na Mídia InfoMoney - Concrelit na Mídia Terra - Concrelit na Mídia O Globo - Concrelit na Mídia Comunique-se - Concrelit na Mídia Mobilidade Sampa - Concrelit na Mídia