Atendimento

(12)   3896-5550

(12) 98134-2000

img

Notícias

Concreto Usinado ou Concreto virado na Obra: qual a melhor escolha?

Share Button

O que é melhor, trabalhar com concreto usinado ou concreto virado em obra?

Em um outro post foi possível aprender e entender mais acerca dos caminhões betoneira e das bombas de concreto, além da importância na construção civil.

Hoje trazemos para nossos leitores um comparativo entre as vantagens de utilizar concreto usinado ou de trabalhar com o concreto que é virado na obra. Para isso, contamos com a colaboração do engenheiro de produção Bruno Reganati.

Primeiramente, se faz necessário ter em mente que o concreto, seja aquele “virado” na obra ou usinado é o resultado de uma mistura de elementos como, água, cimento, areia, pedra e aditivos. Esses elementos após combinados e reagidos quimicamente formam uma espécie de rocha artificial muito rígida, forte e resistente.

Aqui vale ressaltar que é indispensável que a quantidade de cada elemento seja muito bem calculada, caso contrário, não se tem garantia da resistência necessária. Logo, apesar dos pedreiros, mestres de obra, possuírem experiência em virar o concreto in loco, a opção pelo concreto usinado traz segurança e tranquilidade para obra, devido à aferição e ao controle tecnológico que as usinas de concreto possuem para medir a quantidade de cada elemento.

Além disso, uma vez que se opta pelo concreto usinado, obtemos redução no tempo de mão de obra da construção, pois o tempo que seria destinado para esta atividade, pode ser investido diretamente em outras frentes da construção, sem contar a redução da quantidade de equipamentos em obra. Tal eficiência no processo produtivo reduz o desperdício de materiais em obra, além de garantir menor necessidade de espaço para a estocagem de material. Assim, a escolha do concreto usinado, além de trazer agilidade para obra, colabora não apenas para uniformidade das peças concretadas, mas também para um maior controle administrativo nos custos da construção.

Portanto, o que podemos concluir é que vale a pena investir no concreto usinado mesmo que o concreto “virado” na obra em uma primeira análise ainda pareça ser financeiramente a melhor escolha.

Para você que optou pelo concreto usinado, a Concrelit deixa uma dica muito importante: Quando for concretar, deixe o local pronto para receber o mesmo, ou seja, as marcações já devem ter sido realizadas pelo pedreiro e as formas (estruturas feitas de barras de aço) precisam estar armadas e bem limpas. Isso tudo contribui para o melhor aproveitamento do concreto usinado, além de garantir que sua aplicação seja realizada dentro de 3 horas após a adição da água à mistura.

Por Ana Flávia Figueira, 21/Fevereiro/2017.

Concrelit na Mídia
Exame - Concrelit na Mídia InfoMoney - Concrelit na Mídia Terra - Concrelit na Mídia O Globo - Concrelit na Mídia Comunique-se - Concrelit na Mídia Mobilidade Sampa - Concrelit na Mídia