Atendimento

(12)   3896-5550

(12) 98134-2000

img

Notícias

Caminhão Betoneira, como funciona?

Share Button

Antes de comprar concreto usinado ou de locar um caminhão betoneira é preciso entender quais as funcionalidades e os ganhos desta escolha para somente depois procurar empresas que possuam estes serviços.

Os caminhões betoneira são responsáveis por receber o concreto usinado da central dosadora e transportar até o local de aplicação nas obras. Entretanto, a função do caminhão betoneira não é única e exclusiva de transportar o concreto, além disso, eles também são os responsáveis por misturar os materiais (água, pedra, areia, cimento, areia e aditivos) para transforma-los no concreto usinado. Logo, é responsabilidade do caminhão realizar essa mistura e transportar o material até o local de aplicação, dentro do prazo de 3 horas para garantir qualidade e resistência do mesmo, afinal, o concreto é perecível.

O caminhão betoneira possui um balão acoplado e neste balão há chapas helicoidais internas para auxiliar a realização da mistura e do despejo do concreto. Para obter-se o concreto usinado e alcançar a homogeneidade ideal, as chapas giram no sentido horário e levam todos os componentes até o fundo do balão.

Uma vez que o caminhão chega à obra, o giro do balão da betoneira é invertido e este passa a girar no sentido anti-horário, possibilitando assim, o descarregamento do concreto. Se a aplicação do concreto não for possível de forma direta, a forma mais segura e indicada é a contratação de uma bomba de concreto para aplicar o concreto em diferentes níveis e distâncias.

Entendido o funcionamento de um caminhão betoneira, se faz necessário atentar-se a alguns cuidados, como por exemplo, planejar o tempo de chegada desses caminhões a fim de evitar o atraso na entrega do material que é perecível. Para isso, os aditivos podem auxiliar acelerando ou retardando a pega do cimento, ou solidificação da pasta plástica.

Além disso, faz se importante o cuidado do motorista de caminhão betoneira ao dirigir o mesmo, principalmente em curvas e ladeiras íngremes já que a carga possui grande peso, que pode fazer com que a parte da frente do caminhão se levante, movimentando por consequência, o material carregado para a parte de trás.
Por fim, é preciso sempre realizar a limpeza dentro do balão a fim de remover os resquícios de concreto e garantir o bom funcionamento das chapas helicoidais.

Assim, antes de escolher uma concreteira para comprar concreto ou uma locadora para alugar caminhões betoneira, procure por empresas que possuem caminhões novos ou seminovos, mas que preocupem-se também com a qualidade de seus equipamentos, a manutenção preventiva dos caminhões e principalmente com empresas que cuidam do equipamento e se importam com o impacto de suas atividades no meio ambiente.

Por Ana Flávia Figueira, 07/Junho/2016.

Concrelit na Mídia
Exame - Concrelit na Mídia InfoMoney - Concrelit na Mídia Terra - Concrelit na Mídia O Globo - Concrelit na Mídia Comunique-se - Concrelit na Mídia Mobilidade Sampa - Concrelit na Mídia