Atendimento

(12)   3896-5550

(12) 98134-2000

img

Notícias

Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro com 92,5% de execução após escavações

Share Button

As escavações da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro foram concluídas no último domingo (10), segundo o Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB). Neste trecho, entre a Barra da Tijuca e Ipanema, o túnel possui 3,6 km de extensão e é composto por 1.790 anéis de concreto, faltando a instalação de um km de trilhos.

O Tatuzão utilizado na obra será reiniciado apenas no segundo semestre deste ano, na região da Gávea. O equipamento é o maior em operação na América Latina, com 11,5 metros de altura e 27 mil toneladas.

A obras da Linha 4 encontram-se com 92,5% de conclusão e foram prometidas para julho de 2016, a tempo da Olimpíada. As estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico encontram-se em fase de acabamento. Em janeiro, sistemas operacionais como avaliações de sinalização nos túneis, equipamentos de controle e energização das vias começaram a ser verificados.

As obras relativas à ponte estaiada também se encontram finalizadas. A colocação de trilhos e a execução da última concretagem das vias foram realizadas em março. Resta, agora, a iluminação cenográfica a ser realizada pelo artista das luzes Peter Gasper.

A Linha 4 do Metrô do Rio deverá transportar cerca de 300 mil pessoas por dia, e é considerada o maior legado deixado ao Rio de Janeiro após a Olimpíada. Na semana passada foi aprovado um aditivo de quase R$ 1 bilhão para a conclusão da obra a tempo do evento internacional. Na ocasião, o modo como as obras foram executadas foi criticado pelo Deputado Marcelo Freixo, que afirmou que o seu custo já é 280% maior que o previsto. O valor que era de R$ 5 bilhões, hoje salta para os R$ 19 bilhões.

Fonte: PiniWeb, por Luísa Cortés, 12/Abril/2016.

Concrelit na Mídia
Negócios em Foco - Concrelit na Mídia Terra - Concrelit na Mídia O Globo - Concrelit na Mídia Mobilidade Sampa - Concrelit na Mídia