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Já saiu o edital para construção do Rodoanel de Cuiabá, no Mato Grosso, com 52 km de extensão.

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O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, anunciou na última quarta-feira (3) a abertura do edital de concorrência pública para contratação da empresa de engenharia, que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo do Contorno Norte Cuiabá-Várzea Grande, o “Rodoanel” de Cuiabá, que conta com 52 km de extensão.

O projeto executivo contará com a implantação e pavimentação de pista dupla e a duplicação e reconstrução do atual pavimento. A via será uma alternativa para os motoristas que utilizam a Rodovia dos Imigrantes.

As obras já tinham passado pelo processo licitatório em 2005, mas foram apontadas irregularidades pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). Em 2012, o Dnit delegou a gestão das obras ao governo do Estado. Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte, esses problemas foram resolvidos no edital lançado na quarta. “Cancelamos o contrato e resolvemos todos os problemas que tínhamos com o TCU. Agora estamos na fase de refazer o projeto. Consideramos que o anterior não estava de acordo com o padrão de qualidade que exigimos na atual gestão”, pontuou.

Duarte ainda comentou sobre os investimentos na rodovia. “Nessa primeira fase, a gente quer investir algo em torno de R$ 150 milhões para fazer a primeira pista, que é o recurso que temos garantido. Mas já faremos um projeto completo com duas pistas, canteiro iluminado, sinalização de qualidade”. O custo total da obra é estimado em R$ 400 milhões.

A conclusão do Contorno Norte deve direcionar o tráfego de veículos pesados em Cuiabá para os 52,7 km no entroncamento da sobreposição das rodovias BR-070/163/364, na saída para Rondonópolis, e terminando no segmento da via federal BR-163, acesso ao Norte do Estado. O contorno também dará acesso às rodovias estaduais MTs 400, 010, 251 e 030.

Fonte: PiniWeb, por Luísa Cortés, 5/Fevereiro/2016.

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