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Governo de São Paulo autoriza concorrências para construção da Linha 13-Jade
O Governo do Estado autorizou na última semana a publicação de concorrências para contratar os sistemas de sinalização, monitoramento de vias e telecomunicações da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As novas contratações serão acompanhadas de uma outra, para a aquisição de oito novas composições para atender a linha. O seu investimento total é de R$ 600 milhões.
A Linha 13-Jade promete ligar a Estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, passando pela Estação Cecap, em Guarulhos. Segundo a CPTM, o contrato de energia consiste na elaboração de projeto e implantação de três subestações, cine seccionadora, linha de transmissão e telecontrole de energia, ligado ao Centro de Controle de Operações. Contratado esse serviço, todos os sistemas necessários para a operação da linha já estarão garantidos.
Os trens da linha, que tinha sido prometida para a Copa do Mundo, serão equipados com bagageiros para atender aqueles que vão ao Aeroporto Internacional de Guarulhos viajar. Serão oito trens com oito carros que terão salão contínuo, além de ar condicionado, câmeras de vigilância, iluminação interna com lâmpadas de LED, sistema multimídia aos passageiros, sistema de detecção e extinção de incêndio e mapa de linha eletrônico acima das portas. A CPTM promete a entrega das primeiras unidades no final de 2017.
Os trens também atendem às exigências das Normas Brasileiras de Acessibilidade, já que estão equipados com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, sinalização sonora e visual de abertura e fechamento de portas, mapa dinâmico das linhas, painel eletrônico de lado de desembarque e local das estações concomitante com áudio, espaço para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física.
As obras começaram no final de 2013, e serão realizadas em quatro lotes pelos consórcios vencedores da licitação: HFTS Jade (Helleno e Fonseca- Trail-Spavias) e CST Linha 13-Jade (Consbem-Serveng-TIISA). Elas prevêm a transposição sobre os rios Tietê e Baquirivú-Guaçu, das Rodovias Ayrton Senna, Hélio Smidt, Presidente Dutra e da Avenida Monteiro Lobato, e serão financiadas pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e recursos do Governo do Estado de São Paulo (GESP). A energia, sinalização e comunicação serão financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF/PAC).
A linha ainda contará com 12,2 km de extensão, sendo 4,3 deles em superfície e 7,9 km em elevado. O investimento total da obra é de R$ 1,8 bilhão, e prevê beneficiar 120 mil pessoas por dia.
Fonte: PiniWeb, por Luísa Cortés, 4/Fevereiro/2016.
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