Notícias
ANTT promove reuniões públicas sobre ferrovia Goiânia – Brasília
Com 207 km de extensão, Transpequi poderá transportar 40 milhões de passageiros no seu primeiro ano de funcionamento. Custo é de R$ 7 bilhões
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou na última quinta-feira (2) os estudos de viabilidade da exploração de uma ferrovia de 207 km de extensão entre Brasília, no Distrito Federal, e Goiânia, em Goiás. O custo total do projeto, apelidado na região de “Transpequi”, deve atingir R$ 7 bilhões.
Os estudos técnico, econômico, socioambiental e jurídico-legal abordaram alternativas de traçado e de localização das estações e de tecnologias, visando a tornar os trens modernos, confortáveis e seguros. A ferrovia seria utilizada por para passageiros e para transporte de carga.
A previsão é de que ao menos 40 milhões de passageiros sejam transportados no primeiro ano de funcionamento da Transpequi, em uma velocidade de até 160 km/h e cerca de 95 minutos. As estações são em Goiânia, Anápolis, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas e Brasília. Também há o estudo de outra parada em Ceilândia, mas ainda não definida.
A ferrovia será construída em um novo trajeto, sem aproveitar nenhum trecho de linha férrea que já exista na região. Está prevista a participação da iniciativa privada para a implementação do projeto, em um prazo de concessão de 30 anos.
A ANTT também agendou reuniões participativas abertas ao público, com o objetivo de receber contribuições para tais estudos. A primeira acontecerá no auditório do edifício-sede da ANTT, em Brasília, no dia 21 de junho, das 10h00 às 12h00. A segunda está marcada para o dia 23 de junho, das 15h00 às 17h00, no Salão Master do Comfort Suíts Flamboyan, em Goiânia.
Mais informações podem ser obtidas a partir do contato com a Gerência de Regulação e Outorga de Transporte de Passageiros (GEROT), pelo telefone (61) 3410-1411 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: PiniWeb, por Luísa Cortés, 07/Junho/2016.
Rede Social
Curta nossa Fan Page
Últimas Notícias
Startups: uma realidade cada vez mais presente na construção civilAos poucos, setor incorpora novas tecnologias desenvolvidas pelas construtechs Inovações para este mercado estarão na 12ª Concrete Show, única feira …
Caminhão Betoneira: Conheça o EquipamentoQual a história do Caminhão Betoneira? Quando falamos em concreto usinado, a primeira imagem que temos como referência é a …
O que é Bomba de Concreto?A bomba de concreto no ramo da construção civil é um equipamento que trás maior velocidade para concretagem e agiliza a aplicação …